INCOR CIÊNCIA NEWS (NOV./DEZ. 2021): DESTAQUES DA CIÊNCIA INCOR

A newsletter InCor Ciência de Novembro/Dezembro de 2021 traz os Destaques da Ciência InCor com os quais buscamos reproduzir a seguir, Boa Leitura!

Cardiologista do InCor é eleito Presidente da SBC

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Depois de 13 anos, a Presidência da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) volta a ser ocupada por um médico do InCor. O Dr. João Fernando Ferreira, cardiologista atuante na Diretoria de Corpo Clínico, acaba de ser eleito presidente da SBC para 2022, ocupando uma das cadeiras de membro do Conselho Administrativo da entidade, até 2024. Este não é o primeiro cargo importante que o cardiologista do InCor ocupa em sociedades médicas. Agora em dezembro, ele terminou seu mandato à frente da Presidência da Socesp (Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo), função que desempenhava desde 2020. Nessa entidade, ele se destacou por manter as atividades científicas ativas durante a pandemia, inclusive, quintuplicando o público participante desses eventos. Figura em seu plano para a SBC a implementação de um novo modelo de governança da entidade, semelhante ao do American College of Cardiology. Consta também o desafio de realizar o Congresso Mundial de Cardiologia no Brasil, em outubro de 2022.

Especialista toma posse na Presidência do Deic

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O Dr. Múcio Tavares, diretor do Hospital Dia, tomou posse em dezembro último da Diretoria do Deic, Departamento de Insuficiência Cardíaca da SBC, para o exercício de 2022-2023. “Coloco todo meu esforço para alcançar os objetivos de mais acesso aos pacientes, mais inclusão e de levar o Deic a um patamar ainda mais alto do que recebi. É uma honra suceder os talentosos Presidentes anteriores e, principalmente, anteceder os próximos, num ciclo virtuoso de gerações de grandes talentos”, declara Dr. Múcio.

Condecoração por serviços relevantes

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

No mês de dezembro foi realizada cerimônia de outorga da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMTJ), ao presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, em reconhecimento aos serviços prestados por ele para a sociedade brasileira. Prof. Kalil é professor titular de Cardiologia da FMUSP desde 2011 e presidente do InCor, desde 2015.

Um dos mais influentes no mundo

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

A consultoria britânica Clarivate Analytics selecionou o Prof. Dr. Raul Santos Filho como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. O médico, que é diretor da Unidade Clínica de Lípides, é reconhecido internacionalmente pela relevância de suas pesquisas em dislipidemias (novas terapias e formas genéticas graves da doença como a hipercolesterolemia familiar) e aterosclerose (prevenção e diagnóstico por imagem). Presidente da Sociedade Internacional de Aterosclerose, ele participa ativamente da elaboração de diretrizes brasileiras e internacionais em sua especialidade. O ranking da Clarivate Analytics  conta com 6,6 mil pesquisadores de diversos países, em 22 áreas do conhecimento.  Confira a matéria completa no Jornal da USP.

Aula inaugural do CAS Summit, nos EUA

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O diretor do Centro de Parada Cardiorrespiratória e Ciências da Ressuscitação, Dr. Sergio Timerman, esteve em San Diego, Estados Unidos, em dezembro de 2021, para o “Cardiac Arrest Survival Summit”, organizado pela Citizen CPR Foundation. Ele foi convidado para ministrar a aula inaugural, seguida de debate com o piloto brasileiro de Fórmula Indy Hélio Castro Neves, sobre a importância do conceito de “time”, que é aplicado em vários ramos da vida, inclusive, na corrida de carros. Dr. Timerman é membro fundador da  International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação). A entidade reúne milhares de médicos no mundo e está representada na American Heart Association (AHA), European Resuscitation Council (ERC) e entidades congêneres na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul.

Nem o tempo é capaz de aplacar um grande amor

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021).

O Prof. Dr. Charles Mady deixou a Diretoria da Unidade Clínica de Miocardiopatia e Doenças da Aorta, em outubro último, com sua aposentadoria da FMUSP. Assumiu em seu lugar o Dr. Fábio Fernandes, médico assistente da Unidade, formado em seus quadros desde muito jovem. “Estamos no final de nossa carreira acadêmica, perto da outra margem, com a sensação de missão cumprida, tendo feito o possível”, escreveu o Prof. Mady, em artigo publicado na Folha de S. Paulo e no Jornal da USP. “A vida acadêmica na USP, apesar das dificuldades, nos trouxe um imenso sentido de realização, que ultrapassa, e muito, qualquer aspecto negativo vivenciado. Fica o sentimento de não ter feito mais. Os que fazem, querem sempre fazer mais, construir mais, e melhor. Somos gratos à USP, pois durante essa trajetória, foi um norte para nós. Orgulho de termos feito parte desta instituição, que é patrimônio intelectual deste país.” Mas a despedida não é definitiva. Depois de 41 anos de trabalho no Hospital das Clínicas, onde se formou sob a égide do Prof. Dr. Luiz Venere Décourt, e 45 anos no InCor, instituição em que ele se tornou uma das lideranças internacionais em sua especialidade, o Prof. Mady continua atuante na equipe, só que agora como mentor e pesquisador, com muitas contribuições a serem realizadas. Leia a íntegra do artigo do Prof. Mady.

Foco nas miocardiopatias com ciência e humanismo

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O novo diretor da Unidade Clínica de Miocardiopatias e Doenças da Aorta, Dr. Fábio Fernandes, é, como dizem, “cria da Casa de Arnaldo”. No InCor, cursou residência em cardiologia e, em 1996, entrou para a equipe da Unidade, onde desenvolve importante linha de pesquisa em amiloidose que é referência internacional.  “Tenho grande satisfação em fazer parte do grupo, em meio ao qual me sinto como em uma grande família. Nessa gestão, “daremos ênfase em cada fenótipo de apresentação das miocardiopatias, abordando características clínicas genéticas e métodos complementares. Como sempre o Prof. Charles nos ensinou, o binômio do grupo deve ser pautado na formação e informação sempre aliadas ao humanismo”, diz o novo Diretor.

Cardiologia tem um novo professor associado

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021)

O Prof. Dr. Fernando Bacal, diretor do Núcleo de Transplantes, acaba de ser contratado por tempo determinado, para a função de professor associado do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Dr. Bacal é professor livre docente desde 2005 e referência na área de transplante cardíaco. É também um dos idealizadores desse Núcleo do InCor, criado há quase 10 anos.

“Levo todos comigo e deixo um pouco de mim”

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O Prof. Dr. Edmar Atik, médico assistente da Unidade Clínica de Cardiologia Pediátrica e Congênitas do InCor, aposentou-se em dezembro último.  Atuando no Hospital das Clínicas desde 1969 e no InCor, a partir de sua criação, em 1977, Dr. Atik tornou-se uma expressiva referência em sua área de atuação. Em carta de despedida, ele declarou: “Deixo o meu coração no grande coração do InCor e levo o espírito de combatividade no alimento de ideias para o progresso contínuo e interminável (…) Lembro que só o conhecimento dá liberdade e autonomia, e a felicidade advém da procura do conhecimento e de descobertas. Levo todos comigo e deixo um pouco de mim.” Veja neste link a íntegra da carta do Professor aos profissionais do InCor.

InCor, sempre estarei com vocês no coração

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Após jornada de três décadas no Instituto, o médico hematologista antes responsável pelo Núcleo de Hemostasia e Trombose, Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho, encerrou sua atuação no InCor, rumo a uma nova jornada profissional em sua especialidade. Entre outras atividades, o médico é presidente da Sociedade Brasileira de Hemostasia e Trombose. Antes de ir, o Dr. Cyrillo fez questão de deixar uma mensagem para a “nossa casa”, que, ele confessa, jamais sairá de seu coração: “Nunca pensei que chegaria esse momento, mas minha jornada de InCor termina hoje após 30 anos. Agradeço a todos a oportunidade de construir uma história dentro deste hospital, ao qual devo grande parte das minhas conquistas. Abraços a todos os meus amigos e amigas do InCor, sempre estarei com vocês.”

Técnica de transplante do InCor repercute no mundo

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Idealizada e executada pelo cirurgião cardiovascular do InCor Dr. Fábio Gaiotto, a nova técnica inédita no mundo salvou um homem de 55 anos de cuidados paliativos, por conta de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) grave associada à pressão alta nos pulmões.  Lincon Paiva, de 55 anos, viveu por 45 dias com dois corações, um deles transplantado pela técnica heterotópica. Em uma segunda cirurgia, depois que a condição pulmonar já estava estabilizada, foi feito um “autotransplante” para reinserção do coração transplantado no lugar do antigo, que foi removido na operação. O paciente teve alta no dia 5 de novembro e se recupera bem em casa. O assunto foi destaque no Fantástico, da TV Globo, em novembro último, e figurou nas principais publicações brasileiras, na Europa e Estados Unidos, por meio da agência Associated Press.

Análise de teste clínico da vacina InCor avança

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Em outubro último, o InCor solicitou à Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária) pedido de autorização para as fases I e II dos testes clínicos da vacina em spray nasal contra covid-19, que tem seu desenvolvimento liderado pelo Prof. Dr. Jorge Kalil. As pesquisas experimentais realizadas até agora mostram que os animais imunizados com a vacina do InCor apresentam altos níveis de anticorpos IgA e IgG e também resposta celular protetora. Assim que aprovado pelo órgão regulador, terá início o estudo com 280 participantes distribuídos em sete grupos – seis deles tomarão doses diferentes entre si, para testar a melhor dosagem, e o último receberá apenas placebo.

CoronaHeart avalia risco cardíaco na covid-19

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Liderado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e tendo como pesquisadora principal a Dra. Patrícia Guimarães, o estudo realizado pelo InCor, intitulado CoronaHeart, apontou que a taxa de mortalidade de pacientes com covid-19 que apresentaram problemas no coração é de 42%, destes 71% necessitaram de terapia intensiva e 54,2% apresentaram lesões no músculo cardíaco. Publicado pela IJC Heart & Vasculatur, a pesquisa também criou o CoronaHeart Risk Score, para auxiliar médicos na avaliação precoce e na orientação dos cuidados e dos potenciais tratamentos em pacientes infectados com covid-19.

Pesquisa inédita avaliará uso do canabidiol na ICC

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Conduzido pelo Dr. Edimar Bocchi, diretor da Unidade Clínica de Insuficiência Cardíaca, a pesquisa testará, pela primeira vez no mundo, o canabidiol no tratamento dos sintomas da insuficiência cardíaca grave. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviando manifestações como dispneia, cansaço extremo, náuseas, inchaço e até mesmo depressão. Cerca de 100 pacientes com ICC em cuidados paliativos serão acompanhados por três meses, para verificar a efetividade da substância nestas condições. O início da pesquisa está na aguardo da chegada de insumos.

Lançamento: Homo Vegetarian na evolução humana

Fonte: InCor Ciência News(nov./dez. 2021) / Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O Dr. Julio César Acosta Navarro, médico assistente da Unidade Clínica de Emergência Referenciada, acaba de publicar pela Editoria Lux, a obra “Homo Vegetarian: o próximo passo evolutivo da humanidade”. O livro cita diversos estudos sobre dieta livre de proteína animal e risco cardiovascular, incluindo as pesquisas que o autor realizou no InCor, em seu doutorado. Segundo o Dr. Navarro, já está demostrado que o consumo de carne, a longo prazo, traz efeitos colaterais negativos. “Propondo a possibilidade de que as doenças da civilização estejam associadas fortemente ao tipo de alimentação ocidental (…) Porém, esse livro, não é só baseado em nutrição. Ele tem medicina, dados de ambientes, contextos históricos, embora seja essencialmente sobre a conexão entre alimentação, doenças e processos biológicos. No fim ele se torna transdisciplinar.”

DESTAQUE LITERATURA CIENTÍFICA

Trombose e covid-19

Fonte: Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Estudo multicêntrico com participação do InCor  acaba de ser publicado na revista The Lancet. Os resultados apontam que pacientes que tiveram internação por covid-19 tiveram risco  alto de tromboembolismo venoso (TEV), mesmo após a alta hospitalar. Nos pacientes de alto risco para TEV e menor risco de sangramento, que receberam profilaxia com Rivaroxabana  por 35 dias conseguintes à alta, foi observada redução de até 67% do risco de trombose. Co-autoria: Daniela Calderaro

Distúrbios de sono na pandemia

Fonte: Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

Publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine, a pesquisa do InCor analisou os padrões de sono de 4.384 profissionais da área de saúde, durante o surto de Covid-19. A qualidade do descanso noturno piorou em 61% dos participantes, enquanto 43,5% relataram redução da duração do sono e 23%, episódios de pesadelos. A pesquisa, publicada em julho último, foi conduzida pelo Dr. Luciano Drager.

Primeiro autor: Dr. Luciano Drager

Mortalidade na revassc

Fonte: Acervo Fotográfico do SBDCMD-INCOR(2022)

O estudo Escala de Risco de Mortalidade para Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, que contou com a participação do InCor, discutiu a limitada precisão das escalas de risco usuais, para prever a mortalidade em pacientes de alto risco submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio. O objetivo foi comparar os modelos STS, ESII e HiriSCORE, em pacientes com alto risco submetidos ao procedimento. Foram avaliados 248 pacientes no Brasil e na China. Publicada na Plos One, a pesquisa identificou que o modelo HiriSCORE foi simples e preciso para prever a mortalidade em pacientes de alto risco.

Primeiro autor: Maxim Goncharov

Síndrome de Brugada

A pesquisa avaliou a mutação de heterozigosidade do composto SCN5A, na Síndrome de Brugada, doença genética que aumenta o risco de arritmias ventriculares graves e tem prevalência mundial de 0,5 por 1.000 indivíduos. Foram avaliadas consequências funcionais de tal alteração e as implicações para o tratamento farmacológico. A pesquisa foi divulgada pela ScienceDirect.

Primeiro autor: Julliane Joviano Santos

Doença cardíaca reumática

De acordo com esse estudo, a válvula cardíaca bioprotética tem durabilidade limitada e desempenho inferior a longo prazo, especialmente em pacientes com doença cardíaca reumática, que costumam ser submetidos a várias operações ao longo da vida. O estudo identificou que o implante do transcateter válvula na válvula (ViV) é uma alternativa aceitável para refazer as operações no tratamento de pacientes com RHD e disfunção valvar bioprotética grave. Estudos futuros ainda irão acompanhar mais pacientes nesta condição.

Primeiro autor: Mariana Pezzute Lopes

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”
Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”
Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”
Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”

Referências

Instituto Do Coração – INCOR. Assessoria de Imprensa e Mídias Jornalísticas Institucionais – AMI. Incor Ciência News: Novembro/Dezembro 2021[newsletter]. Mensagem recebida por todo-usuarios@incor.usp.br em 05 de jan. 2022

Instituto Do Coração – INCOR. Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”–SBDCMD. Acervo fotográfico [Arquivo em disco rígido].São Paulo: SBDCMD; 2022

Instituto Do Coração – INCOR. Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático –SBDCMD “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”–SBDCMD. Produção Científica [internet]. São Paulo:SBDCMD;c2021[citado 10 jan. 2022]. Disponível em: http://biblioteca.incor.usp.br/portal/#producaoc

Mady C. O que devemos à USP. Jornal da USP[internet], 11 nov. 2021[citado 05 jan. 2022]. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-que-devemos-a-usp/

Yamamoto E. Sete pesquisadores da USP estão entre os mais influentes do mundo. Jornal da USP[internet], 17 nov. 2021[citado 05 jan. 2022]. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/sete-pesquisadores-da-usp-estao-entre-os-mais-influentes-do-mundo/

INCOR CIÊNCIA NEWS (NOV./DEZ. 2021): DESTAQUES DA CIÊNCIA INCOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo