ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – 18/11/2022

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD agradece imensamente e informa as doações de Novembro de 2022:

Livro: Manual do Residente de Clínica Médica – 3. Edição 2023

Autores: Favarato, Maria Helena Sampaio; Saad, Rafael; Ivanovic, Lígia Fidelis; Jorge, Maria CecíliaPavanel; Oliveira, Júlio César de; Santos, Valter Garcia [et al.]

Doado por Editora Manole

Resumo: Este livro é um completo material de consulta que abrange desde a promoção da saúde até os cuidados paliativos, passando por assistência a pacientes em ambulatórios, enfermarias, unidades de emergência e de terapia intensiva. Na revisão e atualização dos capítulos desta edição, foram utilizadas as principais e mais recentes diretrizes e conhecimentos baseados em evidências, mantendo a estrutura sucinta, prática e rápida, com enfoque no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças, possíveis complicações e as principais orientações para os pacientes. Esta edição conta com novos capítulos, como os relacionados a infecções emergentes (por exemplo, Covid-19 e varíola monkeypox), e orientações adicionadas sobre ultrassonografia à beira do leito e toxicidades do tratamento oncológico. A seção “Farmacoterapia” foi atualizada e ampliada, contemplando os principais medicamentos da prática clinica, posologias indicadas para adultos, interações medicamentosas de relevância clinica, apresentações comerciais, uso em gestantes e na amamentação, reações adversas mais comuns, ajustes para insuficiência renal e hepática e medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Trata-se, portanto, de uma obra de fundamental importância na literatura médica, não só para as atividades da residência em clinica médica, mas também para estudantes de medicina, médicos residentes de outras especialidades, generalistas e todos os que atuam na área de clinica médica.

Livro: Medicina Intensiva: Abordagem Prática – 5. Edição 2022

Autores: Azevedo, Luciano César Pontes de; Taniguchi, Leandro Utino; Ladeira, José Paulo; Besen, Bruno Adler Maccagnan Pinheiro [et al.]

Doado por Editora Manole

Resumo: Medicina Intensiva – Abordagem Prática é uma obra editada por professores e intensivistas da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua 5ª edição foi cuidadosamente revisada, atualizada e ampliada. Principais destaques:

  • Enfoque direto e prático, facilitando a consulta e a tomada de decisão.
  • Capítulos escritos por especialistas de reconhecido saber cientifico de todo o Brasil.
  • Novos capítulos sobre emergências hipertensivas, oxigenação por membrana extracorpórea, humanização na UTI e assincronias ventilatórias.
  • Livro-texto do Curso Nacional de Atualização em Terapia Intensiva.

Livro: Tratamento das Doenças Clínicas no Paciente Cardiológico – 2020

Autor: Caramelli, Bruno

Doado por Prof. Dr. Bruno Caramelli

Resumo: Este livro reúne, em um só volume, as atividades assistenciais e de pesquisa elaboradas e executadas, ao longo de 20 anos, pela UnMic, a Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Escrito pelos autores que participaram da construção do conhecimento no Brasil e no exterior, trata-se de obra fundamental para o clínico, cardiologista ou não, que se defronta com os dilemas relativos à assistência aos pacientes com complicações cardiológicas de outras doenças ou cardiopatias descompensadas, no contexto de diferentes situações clínicas. A publicação deste livro não seria possível sem o apoio da FAPESP (processo n. 2019/18140-0), a quem os autores agradecem de coração.

Todos os livros estão disponíveis para consulta na Biblioteca, Boas Leituras!!

ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – 18/11/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo