Jornal da USP: “Portal de Revistas da USP é referência internacional em acesso aberto”

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD reproduz abaixo matéria publicada no Jornal da USP sobre o Portal de Revistas da USP sendo uma referência internacional em acesso aberto:

Jornal da USP – 21/03/2023

Criado em 2008, o Portal de Revistas da USP nasceu da ideia de integrar em um mesmo site institucional as revistas da Universidade. Ele facilita a localização de periódicos científicos editados na USP e amplia o relacionamento com os editores das revistas. A iniciativa completa 15 anos de acesso aberto em 2023 e reúne números grandiosos: 201 títulos de periódicos de diversas áreas do conhecimento, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos, segundo dados de 2021.

“Essas coleções são o core de nossa saúde intelectual-científica, porquanto mostram que não só a ciência produzida merece respeito, como também a USP é procurada por cientistas de todo o mundo para ter seus trabalhos publicados por nós em nossas unidades de ensino, institutos especializados e museus”, destaca Paulo Martins, presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD), em artigo escrito para o Jornal da USP.

Mantido pela equipe da Agência, o Portal de Revistas da USP disponibiliza atualmente os 201 títulos divididos por áreas do conhecimento: cinco são das Ciências Agrárias; 16 das Ciências Biológicas; 24 da Ciências da Saúde; 19 das Ciências Exatas e da Terra/Engenharias; 59 das Ciências Humanas; 38 das Ciências Humanas Aplicadas e 40 Linguística, Letras e Artes. Todas as revistas possuem acesso aberto, movimento que é uma reivindicação da comunidade científica pela democratização do acesso a informação produzida com recursos públicos. Confira abaixo as estatísticas de 2022 das revistas mais acessadas.

Jornal da USP – 21/03/2023

Jornal da USP – 21/03/2023

No Portal, é possível ter acesso a várias coleções completas que foram criadas antes do surgimento da USP, em 1934, como a Revista de Medicina, que nasceu em 1916, e a Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que teve sua primeira edição no dia 15 de novembro de 1893, com o título de Revista da Faculdade de Direito de São Paulo. Ambas estão entre as cinco revistas científicas com maior número de downloads em 2022. A Revista USP, produzida pela Superintendência de Comunicação Social da USP aparece como a quarta mais acessada no último ano, quando abordou vários temas relacionados ao bicentenário da independência, com artigos de pesquisadores uspianos de várias áreas do conhecimento.

Referência internacional

Criado no âmbito do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, existente desde a década de 1980, o Portal de Revistas USP é uma biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade.

Considerando o aumento do número de periódicos na plataforma desde a sua criação, o Portal deu um salto qualitativo, em 2012, rumo à internacionalização e modernização. Ele foi reestruturado com alterações em sua tecnologia, passando a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems (OJS), open source desenvolvido pela University of British Columbia, Stanford University e Simon Fraser University Library no âmbito do Public Knowledge Project para a construção e gestão de periódicos eletrônicos. O OJS possibilita a automação do processo editorial e facilita a gestão tanto pelos próprios editores, quanto pelo administrador do Portal. Além disso, ele é interoperável com sistemas similares, por exemplo, com o Google Acadêmico.

Para consultar o Portal de Revistas da USP acesse www.revistas.usp.br.

Referências: Portal de Revistas da USP é referência internacional em acesso aberto [Internet]. Jornal da USP. 2023 [cited 2023 Mar 27]. Available from: https://jornal.usp.br/universidade/portal-de-revistas-da-usp-e-referencia-internacional-em-acesso-aberto/

Jornal da USP: “Portal de Revistas da USP é referência internacional em acesso aberto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo