Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Histórico da Biblioteca

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática teve seu início em abril de 1977, e segundo o organograma do hospital está subordinado à Diretoria Executiva do Instituto do Coração HC/FMUSP. Composto por 3 seções distintas: Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático, tornou-se um modelo de informações, apoio à pesquisa e desenvolveu a implantação da memória científica da instituição, registrando toda a produção científica. O volume de suas publicações, pesquisas inéditas, patentes, tornaram a instituição, e consequentemente o SBDCD, referência de Cardiologia e Pneumologia no Brasil e América Latina. Desde 1983, o serviço é Centro Cooperante da Bireme/Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, com compromisso de indexação dos principais periódicos nacionais da área de Cardiologia e Pneumologia alimentando a base de dados LILACS. Em dezembro de 2001, passou a denominar-se Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Luiz Venere Décourt”, homenageando este Professor, que muito colaborou com a disseminação da informação, aplicando-a na assistência, ensino e pesquisa, vislumbrando os melhores resultados, produtos, e serviços para a comunidade e a cardiologia.

 

O InCor reconhecido como uma instituição de excelência, que visa a assistência, ensino e pesquisa, inaugurou no dia 18/10/2013 DIA DO MÉDICO, e para o MÉDICO e profissionais afins, Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático, com ambiente moderno, e uma nova proposta, traz recursos de interatividade on-line a fim de proporcionar convivência e estudo em grupo. Com conexão WI-FI, disponibiliza tablets, onde os usuários poderão acessar e-books, revistas, livros, teses, etc. Modernos recursos eletrônicos apresentam um conteúdo atualizado nas áreas da Cardiologia e Pneumologia. Através de quadros interativos, compõe com os demais recursos de multimídia um espaço eletrônico, que disponibiliza o acesso às principais bases de dados, periódicos de alto impacto, imagens digitalizadas de cirúrgias, como também a ferramenta de trabalho, que objetiva a compilação da produção científica da instituição, a qual está organizada desde 1978 até atualmente, e que estará disponível na nova home page.

Missão

Dar suporte informacional ao processo ensino-aprendizagem, através de prestação de serviços de informação e documentação na área da saúde.

 

Visão

Ser um centro de referência e excelência na gestão e disseminação da informação técnica e científica na área da cardiologia e pneumologia.

 

Valores

Cooperação, comprometimento, qualidade na prestação de serviços, competência, flexibilidade, organização e ética.