ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – DOAÇÕES EDITORA ATHENEU – PARTE 1

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD agradece imensamente e informa uma grande doação de livros que recebemos da Editora Atheneu, o qual divulgamos a seguir:

Livro: Diabetes e Doença Cardiovascular – 2023

Editora: Atheneu

Autores: Kalil Filho, Roberto (Editor da Série); Granja, Luiz Antonio Raio (Editor)

Sinopse: Diabetes e Doença Cardiovascular é o mais novo volume da Série InCor de Cardiologia. O livro aborda interações fisiopatológicas, terapêuticas e, considera o Diabetes Mellitus, como doença crônica de efeitos metabólicos sistêmicos, apresentando, com base nisso, as chamadas alterações macroangiopáticas e microangiopaticas, tais como ateroesclerose, fenômenos tromboembólicos e suas consequências. De fato, a relação entre hiperglicemia e desenvolvimento das complicações crônicas do Diabetes Mellitus tem sua inter-relação bem evidenciada. Isso se deve ao aumento da permeabilidade capilar e a disfunção das células endoteliais. Assim, surge a doença cardiovascular aterosclerótica, definida como doença cardíaca coronária, cerebrovascular e doença arterial periférica. Portanto, de posse desses conhecimentos científicos, pode-se traçar a melhor estratégia de tratamento, redução dos danos e interação à ação patogênica do diabetes-doença cardiovascular. A obra tem sua equipe autoral formada por integrantes do corpo clínico do InCor ou professores de disciplinas afins à Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP.

Livro: Guia de Bolso de Cardiologia – 2019

Editora: Atheneu

Autores: Souza, Cristiano Freitas de; Carvalho, Antonio Carlos de Camargo(in memoriam); Gomes Junior, Manuel Pereira Marques; Ramos, Lafayete William F. (Editores)

Sinopse: Guia de Bolso de Cardiologia apresenta sua 2ª edição, integralmente revista e atualizada. Foram acrescentados novos capítulos, como, por exemplo, o de Cardio-Oncologia. É livro ágil em sua leitura, conciso, objetivo, que tem como apoio as melhores evidências médicas. Os capítulos incorporam os mais recentes e revistos conceitos. Seu texto é linear e inteligente. Os capítulos acompanham a sequência: doença coronária, miocardiopatias e valvopatias, arritmias, emergências e terapia intensiva cardiológica e, ao final, uma parte especialmente dedicada aos fármacos, classificações, escores de risco e escalas e cálculos em Cardiologia mais utilizados na prática médica. É, pois, um pequeno grande livro. Sua equipe autoral é formada por 4 Editores e 32 Colaboradores. O conteúdo está dividido em 5 partes e 68 capítulos, em um total de 600 páginas. Guia de Bolso de Cardiologia, 2ª edição, é destinado a Cardiologistas, Clínicos, Intensivistas, Emergencistas e Residentes de Cardiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva e Emergência Médica.

Livro: Manual de Condutas em Cardio-oncologia – 2018

Editora: Atheneu

Autores: Hajjar, Ludhmila Abrahão; Kalil Filho, Roberto; Hoff, Paulo Marcelo Gehm (Editores)

Sinopse: Avanços recentes na Oncologia representaram significativa mudança de paradigma no entendimento da história natural do paciente com câncer. Nos últimos anos, o câncer passou a ser compreendido como uma doença crônica com múltiplas formas de tratamento, e o paciente, cuja sobrevida aumentou consideravelmente, é exposto por mais tempo aos fatores de risco para doença cardiovascular e sofre as injúrias potenciais do tratamento com os efeitos da cardiotoxicidade. O cardiologista exerce papel fundamental no cuidado do paciente portador de câncer – promover a adequação do meio para que o paciente receba o tratamento proposto de forma segura, garantindo o máximo de proteção cardiovascular. Simultaneamente, a interação entre o cardiologista e o oncologista tem como objetivo promover a saúde cardiovascular do paciente com câncer, prevenindo, diagnosticando e tratando as afecções cardiovasculares de maneira eficiente. O Centro de Cardio-oncologia, formado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – InCor – FMUSP, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), foi criado no contexto circunstancial do crescimento da ciência da Cardio-oncologia. Iniciamos atividades assistenciais com a criação e protocolos de cuidados em 2009 no ICESP, e em 2011 um fato histórico se destaca – a publicação da I Diretriz Brasileira de Cardio-oncologia. Ela tem sido instrumento valioso em todo o Brasil para uniformizar o manejo clínico dos pacientes com câncer no que se refere à injúria ao sistema cardiovascular. Também, consolidamos a linha de pesquisa em Cardio-oncologia, que hoje é tema de várias pesquisas nessas instituições. Em 2017, criamos a especialização em Cardio-oncologia na FMUSP, e, por meio desta, estamos formando profissionais que serão os multiplicadores do conhecimento na área. Essa jornada de oito anos de parceria ICESP-InCor-HSL foi a força motriz para a criação de um manual de condutas em Cardio-oncologia, obra que muito nos orgulha, pois tem como missão promover o melhor cuidado ao paciente com câncer. Esperamos oferecer aos profissionais da saúde e aos pacientes o conhecimento atual da Cardio-oncologia com base nas melhores evidências científicas disponíveis, por meio da apresentação de protocolos e de orientação à tomada de decisão.

Livro: Manual de Emergências Cardiovasculares: Cardiopapers – 2021

Editora: Atheneu

Autores: Santos, Eduardo Cavalcanti Lapa; Mastrocola, Fabio (Editores da Série); Figuinha, Fernando Côrtes Remisio; Lima, André Gustavo Santos  (Editores Associados)

Sinopse: Manual de Emergências Cardiovasculares – Cardiopapers é livro que nasce da prática médica e da insubstituível experiência do beira-leito, e se associa aos mais atuais guidelines em seus conceitos e teorias. Reproduz, em seu percurso didático, as máximas do pai da Clínica Médica, Sir William Osler: “Praticar a Medicina sem a teoria é como entrar no mar sem bússola. Praticar a medicina apenas com a teoria é jamais entrar no mar.” Seu texto linear, objetivo e conciso é rico em dicas, que se destacam nas rotinas para o manejo das principais condições cardiovasculares. Nesse sentido, citam-se algumas perguntas comuns e que são assertivamente respondidas no texto: • Faço o trombolítico junto com o AAS, o clopidogrel e a heparina no IAM com supra? Tudo de uma só vez? Ou tenho que esperar um tempo entre as medicações? • Qual é mesmo a dose de morfina no edema agudo de pulmão? • Como faço para ajustar o marca-passo transcutâneo? E o que faço para o paciente não reclamar da dor do estímulo do marca-passo? Seu público-alvo é formado por Cardiologistas, Emergencistas, Intensivistas, Clínicos e residentes em Cardiologia, Emergências Clínicas, Medicina Intensiva e Clínica Médica.

Livro: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA e Monitorização Residencial da Pressão Arterial – MRPA-MAPA 5d – 2020

Editora: Atheneu

Autores: Mion Júnior, Décio; Nobre, Fernando; Oigman, Wille (Editores); Feitosa, Audes; Mota, Marco; Barroso, Weimar Sebba (Editores Associados)

Sinopse: Os livros ensinam e educam. Em Medicina, eles são importantes para difundir os conhecimentos e as novas tecnologias, essenciais para os médicos exercerem a profissão com eficiência. Em hipertensão, é importante conhecer o comportamento da pressão arterial nas 24 horas, se ocorre ou não o esperado descenso durante o sono, e para evitar a falsa hipertensão mascarada e conhecer o efeito do avental branco. O presente MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e MRPA – MAPA Sd, Monitorização Residencial da Pressão Arterial, editado pelos competentes profissionais Décio Mion Júnior, Fernando Nobre, Wille Oigman, Audes Feitosa, Marco Mota e Weimar Sebba Barroso, e que conta entre os colaboradores com outros conhecidos líderes da hipertensão no Brasil, merece o nosso aplauso e, certamente, será muito útil para todos que estudam e tratam a hipertensão arterial. Parabéns! Eduardo Moacyr Krieger – Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e a monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) promoveram inegável avanço no tratamento da hipertensão arterial. Os editores da 6ª edição deste livro pioneiramente introduziram a MAPA no Brasil. Possuem, portanto, todas as credenciais para mais uma edição desta obra. Os conceitos básicos da variação pressórica e sua incorporação na clínica, chegando a situações específicas, são didaticamente abordados. Livro indispensável para uma boa prática clínica moderna. Artur Beltrame Ribeiro – Professor Titular de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e MRPA MAPA 5d, Monitorização Residencial da Pressão Arterial reflete a linha de tempo e trajetória invulgar na literatura médica brasileira, ora ao alcançar a sua 6ª edição. Raríssimos são os livros tão longevos, e que aqui testemunho como Diretor-Médico com mais de 50 anos de práxis editorial. É um clássico para todos os interessados na investigação, diagnóstico, tratamento e prognóstico da hipertensão arterial. Com ineditismo, conjuga, a um só tempo, a monitorização ambulatorial e a residencial da pressão arterial. Paulo Rzezinski Diretor-Médico, Editora Atheneu

Estes livros estão disponíveis para consulta na Biblioteca, Boa Leitura!!

ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – DOAÇÕES EDITORA ATHENEU – PARTE 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo