STI USP lançou dois novos sistemas voltados para pesquisa

A Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI) apresentou, durante o evento de comemoração dos cinquenta anos de tecnologia da informação na Universidade em junho de 2015, uma prévia de dois novos sistemas voltados para as atividades de pesquisa da Universidade: GIP (Gestão da Informação de Projetos) e weR_USP.

Foto: Ernani Coimbra (USP)

O GIP tem como principal objetivo reduzir o tempo gasto pelo pesquisador para prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa com verbas orçamentárias e extraorçamentárias e, ao mesmo tempo, informar à Pró-Reitoria de Pesquisa o status financeiro dos projetos de pesquisa em andamento.

“O próximo passo é fazer um vínculo com a Fapesp e o CNPq, de modo que consigamos otimizar o tempo que o pesquisador leva para fazer prestação de contas”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger.

O weR_USP é um visualizador dos indicadores de produção bibliográfica (com base nas informação da Plataforma Lattes), citações (com base nas informações do Google Scholar, Scopus e Web of Science) e número de teses e dissertações na USP.

Essas informações podem ser acessadas a partir de uma visão global da USP passando por Unidades de Ensino e Pesquisa, departamentos, chegando ao detalhe das informações de cada docente. Para o pró-reitor de Pesquisa, “esses são elementos objetivos para que a Universidade possa começar a avaliar para onde ela quer ir”.

“Os dois sistemas são prioritariamente utilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Entretanto, podem também ser compartilhados por outras Pró-Reitorias e dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa”, afirmou o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira.

Os sistemas estavam em fase piloto em seis Unidades e foram oficialmente lançados em reunião do Conselho de Pesquisa em dia 19 de agosto de 2015, quando foram disponibilizados para os demais usuários da USP. (Fontes: Blog da USP e website do STI)

STI USP lançou dois novos sistemas voltados para pesquisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo