Flores em homenagem aos heróis do InCor

Nesta sexta-feira, dia 10 de julho, a ação #FloresParaHerois irá acontecer no InCor, para prestar homenagem a todos os funcionários do hospital. “Neste momento, o esforço necessário ao enfrentamento da Covid-19 com excelência está exigindo do InCor e de seus funcionários o máximo empenho e, portanto, vocês merecem toda nossa gratidão e carinho”, diz a jornalista Margot Pavan que ao lado da florista Luly Vidigal lidera a ação #FloresParaHerois, com apoio de empresas, entre elas, a Veiling Holambra.

É realmente incrível a força e a capacidade das pessoas que fazem o InCor tão grandioso em sua contribuição para o País. “Se no dia-a-dia já demos provas suficientes do nosso valor nesses 42 anos do Instituto, tem sido agora, na adversidade da pandemia, que ele mais se evidencia”, afirma o Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, presidente do Conselho Diretor. “Com imenso orgulho de pertencer à equipe do InCor, agradeço o reconhecimento e carinho da sociedade pelo nosso esforço, por meio dessa homenagem”.

A homenagem aos funcionários acontecerá nos andares Subsolo do Bloco II e Térreo do Bloco I, em quatro horários (7h, 13h, 16h e 17h), até o término dos 1.700 buquês que serão ofertados.

Esses horários foram escolhidos exatamente para facilitar o recebimento das flores na saída do trabalho, em observância às normas da SCCIH InCor (Subcomitê de Controle de Infecção Hospitalar).

Foram muitos os desafios
Em março deste ano, o Instituto passou a integrar o esforço corporativo do HCFMUSP que transformou o ICHC (Instituto Central) no maior hospital latinoamericano de tratamento exclusivamente da Covid-19.

Naquele momento, as equipes do InCor mostraram uma capacidade de mobilização, resiliência e espírito corporativo sem igual.

Tempo recorde
Para se ter ideia do desafio abraçado pelos profissionais do Instituto, em apenas uma semana foram montadas unidades de isolamento de alta complexidade para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 que chegavam ao InCor, para posterior transferência para o Instituto Central.

Nesse curto espaço de tempo, surgiram a Unidade de Emergência Respiratória, no andar Térreo do Bloco I, com 7 leitos, e a Unidade de Internação Covid-19, no 6º andar do Bloco I, com 34 leitos.

A UCO, localizada no 4º andar do Bloco II, e a REC II, no 4º andar do Bloco I, foram transformadas da noite para o dia em UTIs de isolamento Covid-19, com 37 leitos ao total.

Um coração, dois pulmões e muitos órgãos
Também em poucos dias o hospital adaptou sua Unidade de Emergência, UTI´s e Unidades de Internação para atender pacientes da Gastroclínica, Nefroclínica, Neuroclínica, Neurocirurgia e Transplantes Hepático e Renal, especialidades que antes eram atendidas na Emergência do ICHC.

Em outra direção, ainda em março, a equipe da UTI Respiratória do InCor, que funcionava no 8º andar do Bloco I, foi transferida integralmente com seus aparelhos de última geração e equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para o Instituto Central, para integrar a UTI Covid-19 com sua expertise.

Dois meses depois, foi montada com a equipe e também aparelhos do InCor uma UTI Cardiológica no ICHC, para tratar complicações cardíacas complexas de pacientes com Covid-19.

Inovando para o SUS
As contribuições do InCor não se restringem à importante colaboração no esforço corporativo para a criação do ICHC-Covid-19, juntamente com os outros Instituto do Complexo HCFMUSP.

O InCor tem tido um papel relevante na linha de frente do combate ao coronavírus. É do Instituto o primeiro serviço de TeleUTI Respiratória que treina e assessora UTIs de hospitais públicos de São Paulo com pacientes em tratamento da Covid-19, seguindo as melhores práticas internacionais.

Até o final deste mês de julho serão 20 hospitais cobertos pela TeleUTI InCor no Estado de São Paulo, entre capital e interior, contabilizando cerca de 600 leitos. Desde sua inauguração, em março deste ano, sua equipe realizou cerca de 2.000 atendimentos em discussões de casos clínicos com profissionais desses hospitais, sobre as melhores condutas no tratamento da insuficiência respiratória aguda em cerca de 300 pacientes internados em suas UTIs.

Essas discussões são realizadas diariamente pela equipe da TeleUTI InCor, na estação de Telemedicina do Instituto do Coração, montada no 3o andar do Bloco III do Instituto, pelo SInfo (Serviço de Informática).

Um dos ganhos mais expressivos da atuação da TeleUTI do InCor foi a diminuição da mortalidade de pacientes em assistência respiratória mecânica nos hospitais que participam do projeto para cerca de 45% contra a media nacional de 75%.

Os vídeos de treinamento da plataforma de ensino online da TeleUTI InCor aberta na EEP – HCFMUSP (Escola de Educação Permanente) já ultrapassam 125.000 acessos. São mais de 600 profissionais treinados formalmente por meio deste curso.

No front da pesquisa básica, acontece no Laboratório de Imunologia do InCor um dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 que integra o seleto grupo de estudos desse tipo em andamento no mundo registrados na OMS (Organização Mundial da Saúde).

Flores em homenagem aos heróis do InCor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo