InCor Ciência News

setembro / outubro de 2021.

AQUI VOCÊ ENCONTRA OS DESTAQUES DA CIÊNCIA INCOR 
Apresentamos o primeiro número da newsletter InCor Ciência, boletim bimestral sobre a ciência produzida pelo Instituto do Coração do HCFMUSP – reconhecido no mundo como o centro que mais produz ciência de nível internacional na América Latina em cardiologia, pneumologia e cirurgia cardiovascular e torácica. Com coordenação da Comissão Científica e produção editorial da AMI (Assessoria de Imprensa e Mídias Jornalísticas Institucionais), a newsletter é uma iniciativa coordenada a partir do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP. Boa leitura!

Entre os “100 Mais Influentes da Saúde da Década”
O Prof. Dr. Fabio Jatene, vice-presidente do Conselho Diretor do InCor, recebeu o Oscar da Saúde como um dos “100 Mais Influentes da Saúde da Década”. Organizado pelo Grupo Mídia, o evento realizado em julho prestigiou as personalidades que se destacaram pelo esforço e pelo comprometimento com a saúde brasileira nos últimos dez anos, em especial aos que atuaram com maestria no combate à covid-19 e, no caso do Prof. Fabio, também por sua atuação em prol da inovação tecnológica na saúde.

Professores do InCor recebem Ordem do Mérito Médico
Em agosto último, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, os professores doutores Jorge Kalil e Protásio Lemos da Luz receberam das mãos do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a medalha de Ordem do Mérito Médico, na classe Grande Oficial. A honraria é um reconhecimento a profissionais que se destacam por suas obras, magistério da medicina ou exercício da profissão. O Prof. Kalil é diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e o Prof. Protásio, pesquisador sênior do Instituto, além de professor emérito da Faculdade de Medicina da USP.

Prof. Laurindo é fellow da SfRBM
Reconhecido internacionalmente por suas importantes contribuições para a ciência, o Prof. Dr. Francisco Laurindo foi nomeado fellow da “Society for Redox Biology and Medicine” (F-SfRBM), título conferido anualmente a membros da Sociedade que fizeram contribuições excepcionais para o campo da química dos radicais livres, biologia redox e antioxidantes. O Professor dirige o Laboratório de Biologia Vascular no InCor,  é vice-diretor do Cepid (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) Redoxoma e um dos vice-presidentes da SfRBM, entidade que presidirá no biênio 2022-2023.

Único palestrante da América Latina
Representando o InCor, o Prof. Dr. Luís Henrique Gowdak, cardiologista da UCCC (Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica) e pesquisador do LGCM (Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular), foi o único expert da América Latina a participar do Webinar “CMIS Task Force”. O evento reúne um grupo de especialistas de renome internacional em síndrome de isquemia miocárdica crônica. Entre os temas debatidos estiveram a natureza multifatorial da síndrome e as mudanças de paradigma de seu diagnóstico.

InCor é destaque no 41º Congresso da Socesp
Mantendo a tradição, o InCor conquistou as premiações das principais categorias no 41º Congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), realizado em junho último. O destaque do Prêmio de Melhor Pesquisa Clínica – Luiz Venere Décourt foi dado ao trabalho liderado pelos cardiologistas Dr. Alexandre Soeiro e Dr. Mucio Tavares. Já o Prêmio de Melhor Pesquisa Básica foi entregue ao também cardiologista Dr. Caio Tavares. O reconhecimento recebido pelos profissionais do InCor reforça a importância da promoção de avanços na medicina, tornando o Instituto cada vez mais relevante para a ciência brasileira.

Prêmio InCor/Dasa reconhece jovens pesquisadores
O 1º Prêmio InCor/Dasa destacou quatro projetos de pesquisas do InCor liderados por jovens de até 35 anos, com bolsas de R$ 25 mil para aprimoramento profissional complementar. O prêmio foi entregue pelo Prof. Dr. Fabio Jatene, vice-presidente do Conselho Diretor do InCor, durante o Simpósio InCor Fronteiras do Conhecimento, realizado em março, último. Confira os vencedores:– “Novo Tratamento para o Choque Séptico:Metotrexato Veiculado em Nanopartículas Lipídicas Diminui a Inflamação Pulmonar e a Disfunção Diastólica do Ventrículo Esquerdo em Ratos com Endotoxemia” – Natalia de Menezes Lopes; “Aplicação da Inovação Tecnológica na Assistência Virtual: Acompanhamento e Engajamento do Paciente com Hipertensão Arterial não Controlada” – Renata Gomes Sanchez Verardino. “Análise da Tecnologia de Reconstrução Tomográfica Tridimensional no Planejamento Cirúrgico: Análise Diagnóstica e Ensino em Cirurgia Torácica” – Eserval Rocha Junior; “Novos Biomarcadores Prognósticos do Infarto Agudo do Miocárdio: Microvesículas Infecciosas e Exossomos Protetores no Soro” – Camila Rodrigues Moreno.

Aviso aos pesquisadores: Toshiba agora é Canon
Desde agosto último, a Toshiba Medical passou a ser a Canon Medical System. Os equipamentos utilizados pelos pesquisadores do InCor que sofreram alteração de nomenclatura, em função dessa mudança, são: (1) ressonância magnética 1,5 T Vantage Titan (Canon Medical System Corporativon | Japan); (2) tomografia Primere Aquillion (Canon Medical System Corporativon | Japan | 160); (3) tomografia Aquilio One (Canon Medical System Corporativon | Japan | 320); (4) tomografia Aquilion One Prism Edition TSX 306ª (Canon Medical System Corporativon | Japan | 320-640).



Técnica pode diminuir tempo de internação em pacientes com SCA (Platelet reactivity in patients with acute coronary syndromes awaiting surgical revascularization) Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33706868/
O estudo multicêntrico, tendo o InCor na coordenação, foi publicado pelo Journals of the American College of Cardiology. Segundo suas conclusões, a estratégia baseada na reatividade plaquetária orientada foi superior ao padrão de atendimento já utilizado em pacientes com síndrome coronária aguda (SCA), à espera de cirurgia de revascularização do miocárdio, em relação ao sangramento no perioperatório. Com esse apontamento, é possível afirmar redução significativa do tempo de espera para a CRM, gerando diminuição das despesas hospitalares.
Primeiro autor: Carlos A K Nakashima

Novas estratégias podem auxiliar pacientes com SDRA (Ventilatory Variables and Mechanical Power in Patients with Acute Respiratory Distress Syndrome) Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33784486/
Publicado pelo American Journal of Respiratory and Critical, o estudo observou a queda na mortalidade de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), após a adoção de estratégias para a proteção pulmonar. Pesquisadores do InCor e instituições internacionais avaliaram o impacto da potência mecânica na mortalidade dos doentes em comparação com o uso do ventilador primário, tais como pressão de condução e frequência respiratória.
Primeiro autor: Eduardo L V Costa.

LUS no diagnóstico de evolução da covid-19 (Ultrasound assessment of pulmonary fibroproliferative changes in severe COVID-19: a quantitative correlation study with histopathological findings) Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33392642/ 
Estudo conduzido por pesquisadores do InCor, em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), destacou a utilidade da ultrassonografia pulmonar (LUS) para identificar a progressão e a gravidade do dano nos pulmões de pacientes atingidos pela covid-19. A pesquisa foi divulgada pela Nature Public Health Emergency Collection.
Primeiro autor: Renata Aparecida de Almeida Monteiro

Impacto da ausência de dipeptídeos com histidina (Histidine dipeptides are key regulators of excitation-contraction coupling in cardiac muscle: Evidence from a novel CARNS1 knockout rat model) Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34038814/

Estudo experimental conduzido por pesquisadores do InCor, com colaboração de institutos da USP e do Universidade do Reino Unido, teve sua publicação registrada na revista Science Direct. Os autores desenvolveram o primeiro nocaute de carnosina sintética, para investigar o impacto da ausência de dipeptídeos contendo histidina, sobre a função do esqueleto e do músculo cardíaco. Os resultados mostram que uma função primária desses dipeptídeos no músculo cardíaco é a regulação do manuseio de Ca2+ e do acoplamento de excitação-contração.
Primeiro autor: Lívia de Souza Gonçalves




Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”


Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”


Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”


Fonte: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt”

“InCor Ciência News” é produzido pela AMI – InCor
(Assessoria de Imprensa e Mídias Jornalísticas Institucionais)
Pesquisa bibliográfica: Maria do Carmo Barreto e Elaine Lagonegro
Redação: Juliana Freitas
Diagramação: Renata Féres
Coordenação editorial: Rita Amorim (Mtb 26.595/SP)
Coordenação científica: Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo-Fernandes
InCor Ciência News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo