ATUALIZAÇÃO DE ACERVO

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD agradece imensamente e informa as doações de livros e seus doadores:

Livro: Anabolizantes: evidências científicas: riscos e benefícios 2022

Autor: Alves MJNN, Santos MR

Doado por Editora Manole

Sinopse: Anabolizantes, evidências científicas: riscos e benefícios aborda os principais aspectos da indicação dos anabolizantes como tratamento de reposição hormonal, além dos efeitos adversos pelo uso indiscriminado por jovens atletas e frequentadores de academias com objetivos estéticos. De maneira didática, prática e com base nas melhores evidências de pesquisas, o livro reúne temas como o doping nos esportes, farmacocinética e farmacodinâmica, o uso de esteroides androgênicos anabolizantes (EAA) como tratamento em pacientes cardiopatas e oncológicos, com destaque para a síndrome da caquexia. Este livro é pioneiro na abordagem do uso de EAA para a população de transgêneros e seus principais efeitos sobre a saúde cardiovascular e metabólica. O livro está dividido nos grandes temas: aspectos funcionais dos anabolizantes; indicações clínicas para reposição hormonal de testosterona (riscos e benefícios); efeitos adversos do uso suprafisiológico de anabolizantes. Após anos de pesquisa, os autores desta obra buscaram sanar uma lacuna no conhecimento de médicos, profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais da saúde, quanto ao uso da terapia hormonal de testosterona (e seus derivados), a fim de fornecer um conhecimento prático-cientifico para que seja possível ter uma conduta ética e assertiva acerca do uso de anabolizantes.

Livro: Nutrição em Cardiologia 2022

Autor: Gowdak MMG, Machado VA, Gowdak LHW

Doado por Prof. Dr. Luís Henrique Wolff Gowdak

Sinopse: Os avanços da ciência nas últimas décadas possibilitaram a identificação de fatores de risco associados ao aparecimento e progressão das doenças cardiovasculares, incluindo aqueles relacionados ao nosso estilo de vida. Desse modo, estratégias de prevenção foram definidas restando o desafio de implementá-las de maneira efetiva. Ainda assim, as doenças cardiovasculares lideram a triste estatística das causas de morte no Brasil. O livro Nutrição em Cardiologia foi elaborado por cientistas atuando em diferentes universidades do país no estudo da relação entre as diversas áreas da nutrição e saúde cardiovascular. A obra foi didaticamente dividida em seis partes, que abrangem desde o impacto do consumo de nutrientes sobre as vias de sinalização celular até a apresentação de novas ferramentas de biologia molecular na com preensão e tratamento dessas doenças. A importância da intervenção nutricional como estratégia preventiva e terapêutica sobre os fatores de risco mereceu destaque. Além de uma detalhada discussão sobre o papel dos macronutrientes na saúde e doença, alguns micronutrientes selecionados foram abordados em capítulos distintos. A sessão de terapia nutricional em situações específicas incluiu, entre os temas habitual mente contemplados em outros livros, um capítulo dedicado à nutrição em tempos de pandemia e os cuidados dietéticos frente à experiência acumulada durante o enfrentamento da Covid-19. Finalmente, este livro não poderia deixar de incluir os benefícios e controvérsias dos diferentes tipos de padrão alimentar sobre a saúde cardiovascular, assunto frequentemente revisitado à luz das evidências cientificas que surgem continuamente. Esperamos que este tratado sirva de consulta a profissionais das mais diversas áreas de saúde, conscientes de que na aplicação dos conheci mentos mais atuais em nutrição repousa uma das armas mais eficientes para prevenção, controle e tratamento das doenças cardiovasculares.

Livro: Ergometria: exemplos práticos 2022

Autor: Marinucci LFB, Chalela WA, Kalil Filho R

Doado por Dr. William Azem Chalela,

Sinopse: Ergometria: exemplos práticos trata-se de um livro em que buscamos transmitir a experiência do aprendizado com enfoque na prática, utilizando um formato inovador que proporciona uma imersão na rotina do teste ergométrico e explora os conceitos fundamentais do eletrocardiograma. Os traçados de exames reais desafiam o leitor a interpretá-los e o preparam para enfrentar os diferentes cenários presentes no dia a dia, a partir de uma discussão completa das alterações encontradas, não apenas do ponto de vista eletrocardiográfico, mas também sob a perspectiva de sua correlação clínica, utilizando uma linguagem didática e uma grande variedade de imagens que tornam a compreensão dos conceitos muito mais fácil e intuitiva. Dentre os temas apresentados estão: comportamento das variáveis hemodinâmicas no teste ergométrico; análise do segmento ST no diagnóstico de isquemia miocárdica; alterações eletrocardiográficas relacionadas à morfologia do QRS; arritmias frequentemente observadas; sugestões para elaboração de laudos; galeria de eletrocardiografias.

Todos os livros estão em exposição e disponíveis para consulta na Biblioteca, Boas Leituras!!

ATUALIZAÇÃO DE ACERVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo