ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – Rheumatic fever: 21st century clinical and experimental insights

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD agradece imensamente e informa a doação da publicação “Rheumatic fever: 21st century clinical and experimental insights” tendo como um dos autores a Profa. Dra. Luiza Guilherme, Chefe do Laboratório de Vacinas do InCor. Parabéns Profa. Dra. Luiza Guilherme por está excelente obra!

Livro: Rheumatic fever: 21st century clinical and experimental insights – 2023

Editora: Frontiers Media SA

Autores: Sampaio, Roney Orismar; Guilherme, Luiza; Nascimento, Bruno Ramos; Beaton, Andrea

Sinopse: A febre reumática e a doença cardíaca reumática resultam de um processo autoimune, no qual a resposta imune contra antígenos de S. pyogenes desencadeia uma reação autoimune causando danos a diversas proteínas do tecido cardíaco. A febre reumática é uma doença comum em países de renda média e baixa. Na verdade, a prevalência de doenças cardíacas reumáticas é elevada em África, na América Latina e em algumas áreas da Oceânia e do Sudeste Asiático. Nestes países, a febre reumática é a principal etiologia das valvopatias adquiridas, causando morbilidade e mortalidade significativas e custos consideráveis ​​para o sistema de saúde, uma vez que os pacientes necessitam frequentemente de cirurgia cardíaca e outros procedimentos de alta complexidade. Portanto, é fundamental atualizarmos as características clínicas em constante mudança da febre reumática – uma vez que a doença tem diferentes manifestações ao longo do tempo – com uma baixa incidência de manifestações clínicas de febre reumática aguda e a crescente incidência de cardite subclínica assintomática, que é uma desafio diagnóstico em uma população com escasso acesso aos cuidados de saúde. Nosso objetivo é reunir a epidemiologia atual, a experiência clínica em ciência básica, diagnóstico, tratamento e prevenção da febre reumática, incluindo suas manifestações mais comuns – cardite sintomática e assintomática e doença cardíaca reumática. Os objetivos deste tópico de pesquisa incluem o seguinte:

1) Revisão da epidemiologia global da febre reumática e da doença cardíaca reumática.

2) Revisão das manifestações clínicas e história natural da cardiopatia reumática.

3) Atualizar o conhecimento atual em genética e fisiopatologia da febre reumática.

4) Perspectivas no desenvolvimento de vacina contra a febre reumática.

5) Reavaliação das recomendações atuais de tratamento de FR, como terapêutica para cardite reumática aguda e profilaxia secundária.

Este livro está disponível para consulta na Biblioteca e acessível online através do link:

https://www.frontiersin.org/research-topics/15759/rheumatic-fever-21st-century-clinical-and-experimental-insigh

Boa Leitura!!

ATUALIZAÇÃO DE ACERVO – Rheumatic fever: 21st century clinical and experimental insights

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo