Visita e Doação do Livro “Fundamentação da crítica ao método científico” pelo Dr. Thiago Luis Scudeler

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático – SBDCMD recebeu na última quarta-feira (21/06) a ilustre visita do Dr. Thiago Luis Scudeler que presentou à Biblioteca com a doação de 2 exemplares de seu mais recente livro Fundamentação da Crítica ao Método Científico: aplicado à pesquisa clínica –  2023.

A seguir temos uma breve sinopse do livro disponível aos leitores da Biblioteca.

Livro: Fundamentação da crítica ao método científico: aplicado à pesquisa clínica

Autor: Thiago Luis Scudeler

Sinopse: Fundamentação da Crítica ao Método Científico Aplicado à Prática Clínica é um livro que busca reestabelecer a importância do método científico, atualmente colocado em segundo plano pela metodologia estatística criativa e interesses nada acadêmicos ou científicos. O livro busca alertar a comunidade médica sobre um certo grau de menoridade, como disse Kant, que imobiliza o pensamento crítico daqueles que leem e fazem ciência. As pessoas preferem permanecer alheias ao pensamento crítico e aceitar ideias e conceitos disseminados por um grupo dominante de pesquisadores clínicos, pouco científico. O mito da caverna aplicado à ciência. O livro é composto por 15 capítulos. Inicia-se pela origem do conhecimento, mostra como o método científico se desenvolveu e se consolidou, faz uma análise das principais correntes filosóficas envolvidas na fundamentação do método científico e analisa de forma crítica as atuais evidências clínicas e a medicina baseada em evidências. Por fim, traça um panorama sobre o futuro da pesquisa clínica diante de um cenário marcado por corrupção e desvirtuamento do método científico. Sapere Aude, caro leitor. Mantenha-se distante de preconceitos e livre para fazer seu próprio entendimento. Um livro essencial para aqueles que não querem viver em gaiolas de certezas.

Os exemplares do livro podem ser encontrados em exposição na Biblioteca, ficando à disposição para consulta/empréstimo dos alunos e professores do Instituto do Coração – InCor.

Visita e Doação do Livro “Fundamentação da crítica ao método científico” pelo Dr. Thiago Luis Scudeler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo